quarta-feira, 12 de novembro de 2008

DADOS DE IDENTIFICAÇAO

E.M.E.F DR RUI POESTER PEIXOTO

COMPONENTES: Suelen Garcia Brum, Renata Souza Gonçalves e Taline PinhoLink

TURMA: 82

PROFESSORES: Vanuza, Idaclides, Rosi, Iara, Andrea, Simone, Marília, Maria Lúiza e Maritza




ANOMALIAS







DÚVIDAS E CERTEZAS

1} O que sao anomalias?

2}Porque acontecem em certos tipos de animais ou pessoas?

3}O que sao anomalias genéticas?

4} Anomalias sao doenças?

5}Anomalias sao apenas distúrbios géneticos? tem cura?

6} O que pessoas com essa doença podem fazer para viver melhor?

7} como elas lidam com o preconceito?

8}Qual a taxa de sobrevivencia de pessoas com anomalias?

9}Qual seria a pior anomalia já existente na história humana?






PESQUISA

Anomalias sao alteraçoes no número ou estrutura do cromossomo durante algum evento falho da divisao celular.
E se estas ocorrem em células gaméticas durante a mitose pode prejudicar o desenvolvimento do embriao e causar doenças com a sindrome de down e outras....

Algumas alteraçoes cromossomicas nao causam doenças nos portadores tais como as translocaçoes ou inversoes cromossomicas, apesar que podem aumentar a chance do portador ter um filho com uma desordem cromossomica.
Números anormais de cromossomos ou pares de cromossomos as vezes podem ser letais ou levar a desordem genéticas e entre elas:
- cri du chat (ou grito do gato)
- síndrome de wolf-hirschhorn
-síndrome de down
-síndrome de edward
-síndrome de patau
e outras.......

No nosso código genético(gens) se apresentam aos pares XY
X mulher e Y homem e no caso de anomalias......em um dos pares tem cromossomos a mais ou a menos.
e alguns tem o código diferente do nosso ou falta o X ou falta o Y.




ESSES SÃO ALGUNS CASOS DE ANOMALIAS


Essa anomalia é conhecida como a síndrome do homem lobo


Frequência: 40-50 Casos documentados em todo mundo desde sua descoberta. A incidência natural (sem contar os casos em famílias) estima-se um caso entre 1 a 10 bilhões de habitantes.

Causa: Desconhecida. Pensa-se que é uma mutação e a maioria é de herança familiar e, muito raramente, a mutação dá-se de forma espontânea.

Descrição: As pessoas que padecem da doença ficam completamente cobertas por um longa lanugem (cabelo) excepto nas palmas das mãos e dos pés. O comprimento do cabelo pode chegar a 25 centímetros.

A lanugem é o cabelo fino (como se fosse uma penugem) que aparece nos recém nascidos e que desaparece normalmente depois do primeiro mês do nascimento. desta forma de doença a lunagen persiste, e pode crescer durante toda a vida ou desaparecer com os anos!



Insensibilidade congênita à dor

Frequência: 100 casos documentados nos Estados Unidos. Desconhece-se a frequência em outros locais por não ser facilmente diagnosticado por passar quase sempre desapercebida.

Causa: Descoberta recentemente. Deve-se a uma mutação num gene encarregado da síntese de um tipo de canal de sódio que se encontra principalmente em neurônios encarregados de receber e transmitir o estímulo doloroso.

Descrição: São indivíduos totalmente normais no tato e na sensibilidade ao frio, ao calor, pressão e cosquinhas. No entanto, ante qualquer ato que em pessoas normais provocaria dor (como fincar uma agulha) não provoca nenhuma sensação dolorosa. Como consequência disto, costumam morrer mais jovens por traumatismos e lesões ao não sentir nenhum dano. Devem estar sempre sob o cuidado dos olhos quando crianças para que não se machuquem eles mesmos


desta forma de doença a lanugem persiste e pode crescer durante toda a vida ou desaparecer com os anos


Obs: MAS NAO EXISTEM APENAS CASOS DE ANOMALIAS DE SERES HUMANOS TAMBEM EXISTEM ANOMALIAS DA NATUREZA:
veja alguns casos:

O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO
O maior cajueiro do mundo está localizado no distrito de Pirangi do Norte, município de Parnamirim. A árvore cobre uma área de aproximadamente 7500 m2, com um perímetro de aproximadamente 500 m. O cajueiro foi plantado em 1888, por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.
O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de uma única árvore.

MATEMÁTICA:
Perguntas sobre anomalias:
qual a porcentagem de pessoas com anomalias que vivem até os 20 anos?

Expectativa de vida de uma pessoa com anomalias:
Síndrome de dawn:
Devido aos avanços da medicina as expectativas de vida vem aumentando cada vez mais.Para se ter uma idéia, enquanto em 1947 a expectativa de vida era entre 12 e 15 anos, em 1989, subiu para 50 anos.
Atualmente, é cada vez mais comum pessoas com síndrome de Down chegarem aos 60, 70 anos, ou seja, uma expectativa de vida muito parecida com a da população em geral. Recentemente faleceu em Anapolis, Goiás, a pessoa com síndrome de Down mais velha do mundo, Dilmar Teixeira.Aos 74 anos Dilmar foi o homem mais idoso com síndrome de down do mundo.
O Guiness World Records, edição 2007, aponta o sul-africano Keith Roberts, 52 anos, como o mais idoso portador de síndrome de down do mundo, e a americana Nancy Siddoway, 67 anos, como a mulher mais idosa portadora da síndrome.

Síndrome de patau:
características:
Má formaçao do coraçao da criança;
retardo mental;
1. geralmente as crianças que possuem essa síndrome vivem até os seis meses.
Síndrome de edward:
Esta sintomatologia tem uma incidência de 1/8000 recém-nascidos, a maioria dos casos do sexo feminino, mas calcula-se que 95% dos casos de trissomia 18 resultem em abortos espontâneos durante a gravidez. Um dos factores de risco é idade avançada da mãe. A esperança de vida para as crianças com síndrome de Edwards é baixa, mas já foram registrados casos de adolescentes com 15 anos portadores da síndrome.
MATEMÁTICA:
QUAL A PORCENTAGEM ENTRE 0 A 6 ANOS QUE TEM ANOMALIAS?
Foram estudados retrospectivamente cem pacientes amblíopes de uma clínica particular na cidade de São Paulo, SP, Brasil, escolhidos aleatoriamente, com idades variando de 3 a 48 anos. Foram pesquisados: idade de detecção, meio de detecção, idade de início do tratamento e regularidade do retorno ao consultório. A maior parte dos casos (65%) foi detectada antes dos 7 anos de idade e dentre estes, somente 10,8% iniciaram tratamento após os 8 anos de idade. Entre aqueles que iniciaram antes dos 7 anos de idade, 44,8% retornaram irregularmente ou não retornaram. As anomalias foram detectadas predominantemente pelos pais ou pelo oftalmologista, e raramente pelo pediatra ou na escola. Os autores discutem estas observações e propõem recomendações para melhorar os resultados terapêuticos em anomalias.
Bebês cujas mães viveram próximo a lixões durante a gravidez têm mais chances de nascerem com pequenos problemas.
Mulheres que vivem num raio de até 2 quilômetros desses locais têm risco 1% maior de terem um bebê com defeitos congênitos do que outras mulheres!!!



EDUCAÇÃO FÍSICA:
Que tipo de atividades físicas pessoas com deficiencias podem desenvolver?
Os esportes podem ser praticados pelos deficientes em quase sua totalidade considerando-se seu grau de deficiência e suas dificuldades, devido a estas são feitas algumas modificações de regras e adequações que facilitam a prática promovendo a participação de um maior número de deficientes.
O deficiente é carente e traz consigo uma série de "nãos", que lhe são impostos no dia a dia.
Ficam neles retidas as capacidades de pensar, sentir e agir. É preciso dar a esse aluno deficiente plenas capacidades de desenvolver suas capacidades criativas e espontâneas.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
Quais os tipos de trabalhos para pessoas com deficiencias físicas que a arteterapia oferece?
A instituição trabalha com adolescentes com deficiências a partir de 12 anos até a idade adulta, proporcionando condições para sua participação na sociedade, favorecendo o auto desenvolvimento, a independência nas atividades cotidianas, bem como no aspecto sócio-econômico integrando-os no mercado de trabalho.
Projeto para Deficientes Físicos:
Visando o direito à reabilitação, a igualdade de oportunidades e sua inclusão na sociedade, o projeto oferece atividades que possibilitam o preparo do portador de necessidades especiais para o campo do trabalho, facilitando a possibilidade de sua colaboração como profissional deste mercado.
Tem como atividades:

• Oficina de Marcenaria
• Oficina de Pintura em tela
• Arteterapia
• Musicoterapia
• Fisioterapia

Objetivo Específico:
a) Favorecer o autodesenvolvimento de adolescentes e seus familiares;
b) Orientar para a independência desses adolescentes nas atividades cotidianas (AVD/AVP);
c) Possibilitar um aumento na renda dos familiares através de oficinas de artesanato.

GEOGRAFIA:
Quais são as anomalias que ocorreram no continente europeu?
Os parâmetros oceânicos e atmosféricos globais continuaram indicando o intenso El Niño. As anomalias da Temperatura da Superfície do Mar no Oceano Pacífico Equatorial continuaram acima da média durante o mês de agosto. Comparando-se ao mês de julho, a área com anomalias em torno de 4,0oC expandiu-se para oeste. A região quente sobre o Pacífico estendeu-se desde a costa do Peru até o Pacífico Central. Os ventos alísios continuaram fracos sobre a região.
No Hemisfério Norte, as anomalias positivas mais intensas de Altura Geopotencial em 500 hPa foram observadas no norte da Europa. Outra região de anomalias positivas ocorreu no extremo noroeste do continente asiático. Foram encontrados núcleos de anomalia negativa de altura geopotencial no Pacífico Norte, em altas latitudes da Ásia, nordeste do Oceano Atlântico Norte e no leste da América do Norte.

HISTÓRIA:
Como eram tratadas as pessoas com anomalias ao longo da história?
É crescente nos últimos anos o movimento em defesa dos direitos das pessoas portadoras de deficiência. Constantemente são lançadas campanhas de conscientização pelo Poder Público, pelo Ministério Público e pelo terceiro setor visando à integração social daquelas pessoas.
Durante muitos anos as pessoas portadoras de deficiência foram tratadas à margem da sociedade, algumas vezes segregadas em hospitais, clínicas e outras instituições. Eram injustamente discriminadas, chegando ao ponto de serem taxadas de pessoas diferentes, "anormais".
No passado predominava o entendimento de que as pessoas portadoras de deficiência, por serem "anormais", deveriam se adaptar à sociedade. O portador de deficiência é que, a despeito de suas limitações, deveria se ajustar à sociedade em que vivia, a qual em nada deveria ser alterada. Aqueles deveriam ir além de seus limites para poder desfrutar um convívio social mais amplo e justo. Pensava-se que a sociedade, nessa época, não necessitava de nenhuma modificação.



CIÊNCIAS:
Qual a influencia dos cronossomos nas anomalias genéticas?

O funcionamento defeituoso quer da segregação cromossômica quer do crossover pode provocar a anomalia cromossômica ou displasia cromossômica parcial, uma malformação que pode resultar em deficiências graves. Alguns exemplos são:
Síndrome Cri-du-Chat:

que é causada pela delecção de parte do braço curto do cromossoma 5. As vítimas emitem sons agudos que se assemelham ao miado de um gato. Têm os olhos afastados, cabeça e maxilar pequenos e atraso mental.

Síndrome de Wolf-Hirschhorn:
que é causada pela delecção parcial do braço curto do cromossoma 4.